terça-feira, 8 de janeiro de 2013

QUAL A MARCA DO CARNAVAL DE PAUDALHO?

Não é novidade para nenhum paudalhense a grandeza do nosso carnaval. Pelo contrário, quem chega de fora e não nos conhece, espanta-se e, geralmente, quer voltar (e volta).

Falar de Paudalho é falar do carnaval e vice-versa. Não que Paudalho se resuma ao carnaval; mas já imaginaram nossa cidade sem essa festa?

Paudalho do carnaval centenário. Dos clubes (Estrela; Lenhadores; Cruzeiro do Sul)... Paudalho das orquestras (22 de novembro e tantas outras importantes). Dos maracatus; dos caboclinhos (do canto "Pirissé"). Dos desfiles de fantasias de luxo. Dos blocos, das carreatas e dos bailes...

Pela riqueza, decantar esse evento cultural, tão rico e singular em nosso município, requer não um espaço de um blog; porém, uma tese de doutorado. Pois, parafraseando o poeta Augusto dos Anjos, é preciso tinta de sentimento para descreve-lo. 

Todavia, algo nos inquieta: Qual a marca do carnaval de Paudalho? Como somos reconhecidos no Estado? Afinal, há quatro anos, nossa cidade é pólo do carnaval de Pernambuco.

Em Nazaré da Mata: "O Maracatu Rural". Em Bezerros: "Os papangus". Pesqueira: "Os Caiporas". Triunfo: "Os Caretas". Essas são as marcas culturais do carnaval dessas respectivas cidades.

E Paudalho? 

Numa conversa com um organizador do carnaval do Estado, Paudalho é conhecido como "A CIDADE DO CARNAVAL DE RUA".

Então gente, sendo essa (ou outra) A MARCA, que a vendamos. E vendamos bem.

O carnaval de Olinda, por exemplo, é 100% financiado pela iniciativa privada (as cervejarias, "trocam tapa"; participam de leilão para terem o direito de exclusividade). Lá, a prefeitura capta milhões. Como exemplo, um famoso clube carnavalesco ("Elefantes") recebe R$ 11.000,00. E por aí vai.

Guardadas as devidas proporções, em Paudalho, há projeto para captação de patrocínio no carnaval? Falamos de patrocínio, não de esmola!

Quanto se gasta em subvenções, pela prefeitura, em nossa cidade? É, proporcionalmente, distribuído? Sabe-se que o Estrela e o Lenhadores, só no ano passado, receberam, apenas no carnaval, R$ 25.000,00.

Nosso carnaval pode e deve ser financiado pela iniciativa privada, pois motivos não faltam. Porém cabe a nós e ao poder público municipal se prepararem para isso. A fim de que possamos atrair mais turistas e gerar renda, aqui, na nossa querida Paudalho.
Há bastante o que se fazer, em termos organizacionais; mas o principal, que são as atrações, para nossa felicidade, já fazemos!


Um comentário: