domingo, 13 de janeiro de 2013

2014: PRESIDENTE...?


Todos sabemos: No Brasil, mal acaba uma eleição, já se começa a discutir a outra.

Isso se deve, em muito, ao fato das eleições serem intercaladas de dois em dois anos. Se se fizesse todas as eleições em um só momento, talvez os políticos (principalmente os mandatários) esquecessem um pouco desse assunto e se preocupassem com o que, de fato, é primordial: melhorar a qualidade de vida dos seus mandantes (os cidadãos).

Enquanto esperamos essa mudança, o noticiário frequente é sobre as possibilidades de candidaturas a presidente em 2014.

O tabuleiro de xadrez está posto. Nomes como Dilma; Lula; José Serra; Aécio Neves; Geraldo Alckmin; Marina Silva e, claro, nosso governador, Eduardo Campos, mexem-se como peças nesse jogo.

Apesar da economia estar em baixa, a popularidade da presidente Dilma está bastante alta e, se a eleição fosse hoje, ela seria quase que imbatível, (repetindo: se a eleição fosse hoje).

Contudo, o PT e seus correligionários não estão muito satisfeitos com Dilma, porque, dizem eles, que a presidente faz pouca concessão ao partido e não usou da sua influência no julgamento do mensalão em benefício dos “companheiros”.

Por isso, já articulam uma nova caravana nesse ano (2013), na qual Lula voltará a viajar pelo Brasil, a fim de dar visibilidade a uma futura candidatura; principalmente se a economia, em 2014, estiver como está agora, com crescimento muito aquém do esperado.

Marina Silva está na luta para criar um novo partido e vem conversando com bastante gente para isso.

Aécio Neves e José Serra se “engalfinham” no PSDB (e isso já faz tempo) e se diz que Serra, se não tiver a certeza que poderá disputar, de novo, pelo partido, sairá em busca de outro (que pode ser o PPS). Sem esquecer do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que não se descarta nessa parada.

Enfim, temos Eduardo Campos, que vem dando sinais claros que dará seu voo nacional. Seja para sair na cabeça de uma chapa, seja para compor como vice.

O fato é que, por ser do Nordeste (representa uma fatia considerável do eleitorado); por ser o governador mais bem avaliado do Brasil e por estar sendo disputado, tanto pelo PT como pelo PSDB... O PSB, leia-se Eduardo Campos, ou será a cereja do bolo (numa vice) ou será o próprio bolo (na disputa como candidato a presidente).

Parece óbvio não? Mas muita água ainda vai passar por baixo da ponte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário