sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A cadeia está mais próxima dos corruptos


Ainda é comum falar que, no Brasil, cadeia é para os 3P's: Preto, pobre e prostituta.

Essa máxima, infelizmente, não está muito fora da realidade. É só ler os dados estatísticos de quem se encontra preso, atualmente, nas penitenciárias brasileiras.

Não é novidade que isso se deve, dentre outras razões, porque quem tem dinheiro consegue pagar a advogados, que, por sua vez, propõem uma infinidade de recursos na justiça, protelando o cumprimento da sentença.

E a culpa não é do réu ou do advogado, mas da própria lei (ou melhor, de quem as faz: os parlamentares)que permite isso. Por isso, a regra no direito penal é de só ser preso em flagrante delito ou quando se esgotarem todos os recursos (e aí, tome tempo).

Todavia (para a felicidade de todos) os tempos passam a ser outros.

Devido, principalmente, aos concursos, uma boa quantidade de jovens juízes, promotores, delegados e demais servidores, honestos e sem vícios, estão atuando. Para o terror dos bandidos e corruptos.

Vejamos o caso do mensalão, por exemplo; estamos na iminência de ver alguns deputados na cadeia. Isso era imaginável anos atrás?

Também é sabido que, nos dias de hoje, a Polícia Federal investiga cerca de 400 prefeitos e ex-prefeitos em todo o Brasil, supostamente responsáveis em desvios de dinheiro público. E, dentro em breve, novas operações surgirão.

O fato é que os tempos são outros e aqueles que continuam com as velhas práticas (de "garfarem" dinheiro público), "coloquem as barbas de molho", pois o amanhã, para vocês, não deve ser bom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário