quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SALVE JORGE

Muito se critica as novelas, pela falta de conteúdo ou pelo excesso nos temas abordados.

Raramente não se vê traição (e o pior, encarado como algo natural). Filho desrespeitando pai e mãe, e vice-versa, etc.

Mas a novela SALVE JORGE está abordando um tema muito importante: a escravidão sexual, num misto com o sonho de se ter uma oportunidade de crescimento no exterior.

Muitos dos nossos jovens brasileiros possuem o desejo de viajar para o exterior, seja para aprender uma língua, seja para conseguir um emprego, enfim, para se  ter uma melhor condição de vida.

É justo isso. Há empresas sérias que trabalham há anos, com intercâmbios.

Inclusive, o governo de Pernambuco está dando oportunidades a jovens egressos de escolas públicas de terem essa experiência. Ou seja, o jovem vai ao exterior, estuda e volta. É perfeito! Pois tudo é realizado entre pessoas sérias e de responsabilidade.

O problema é quando se quer atingir esse sonho e se embarca em aventuras. Em propostas feitas por pessoas (ou empresas) que não se conhece bem ou que não têm experiência no mercado.

Aí, o que mostra a novela, pode, de fato, acontecer. O (a) jovem se tornar um escravo-sexual. Ser empregado de organizações criminosas. E isso pode ser um caminho sem volta.

Não esquecendo o cenário econômico mundial (principalmente à época que se for viajar). Hoje, por exemplo, EUA e Espanha passam por séria crise financeira, inclusive, com falta de emprego para seus próprios cidadãos.

Enfim, acompanhemos o que nos mostrará, nesse aspecto, a novela. E o sonho de se crescer lá fora ou de se ter uma experiência no exterior é válido, desde que seja feito com planejamento e bastante cuidado.

2 comentários: