domingo, 6 de janeiro de 2013

A CÂMARA E O NOVO PREFEITO

Como será a relação da câmara municipal de Paudalho com o novo prefeito, Pereira?

Em tese, o prefeito teria a minoria, pois sua coligação só elegeu 04 vereadores (Zé Dinda/PRTB; Luiz Carlos/PSB; Bolinho enfermeiro/PSB e Têto do Povo/PRB), das 13 cadeiras.

Contudo, após as eleições e no curso do mandato a história passa a ser outra. Não foi à toa que Zé Dinda obteve quase a unanimidade dos votos (apenas Valquíria não votou nele).

É sabido que o poder tem uma força de atração quase que irresistível. E isso é assim em todo o lugar do mundo. Mas, nada como o tempo para revelar quem são e por que agem as pessoas.

O ex-prefeito (Fernando Moreira) tinha, até meados do seu mandato, a unanimidade da câmara (à época, 09 vereadores). Mas, no início da campanha eleitoral, contava com só cinco vereadores (Ito, Lindalva, Milton José, Bio do Posto e Ronaldo). No final da campanha e no término de seu mandato, não contava com nenhum vereador (pois teve suas contas rejeitadas por 6x0. Isto é, nenhum vereador votou a seu favor).

Podem dizer que não, mas quem dita o nível da relação entre a prefeitura e a câmara é o prefeito.

E, nesse caso, não é difícil fazer prognósticos: Enquanto o prefeito estiver sendo bem avaliado pelo povo, dificilmente terá uma oposição consistente. Pois até os seus opositores terão cuidado ao mencionar seu nome.

Quem não se lembra da campanha da reeleição do presidente Lula (2006), quando até a oposição usou a sua imagem no guia eleitoral?

No dito popular: "A voz do povo é a voz de Deus".

Será?







Nenhum comentário:

Postar um comentário