domingo, 27 de janeiro de 2013

ALERTA PARA O NOSSO CARNAVAL




O sinal amarelo acendeu. Corremos o risco de vermos a nossa principal festa enfraquecer. Atentemos. Não a deixemos morrer!

Pode parecer delírio, achar que o carnaval de Paudalho pode enfraquecer e, até, morrer. Será?

Também diziam isso das manhãs de sol (dos clubes). Os mais antigos se lembram. Mas, e agora? Onde estão as manhãs de sol? Acabaram! (Se bem que ouvimos sinais de um possível retorno: torçamos).

Carpina não costumava realizar carnais (excetuando as prévias). Contudo, já viram as atrações de lá, desse ano? Ou seja, teremos um fortíssimo concorrente.
É mais um alerta!

O custo do carnaval para a prefeitura bancar, sozinha, é, altíssimo. E mesmo com o apoio do governo do Estado, ainda assim, não é barato.

Todavia, o aporte financeiro do governo municipal deve existir, sob pena da maioria das nossas expressões culturais morrerem e, com elas, nosso carnaval.

Porém, não se pode achar que basta criar um bloco para se ter direito a possíveis subvenções. Não! (Isso já virou, há muito, um comércio de interesses, não muitas vezes louváveis).

Deve-se, sim, apoiar as entidades (clubes, blocos, bois, maracatus, etc) que realmente nos representam e fazem o nosso carnaval.

Mas o apoio deve ser proporcional. Levando-se em consideração os limites financeiros da prefeitura e, de outro lado, observando o tamanho da entidade subvencionada.

“A Cidade do Carnaval de Rua” precisa se repensar. Os atores devem dialogar. Pessoas capazes há, em todos os lados (tanto da parte do poder público, como o atual secretário de cultura, Eduardo Freitas;  quanto das entidades culturais).

E isso tem de ser feito pensando os próximos carnavais; porque esse já está em cima.

Para esse carnaval, fica a dica: Corram para se posicionar frente ao governo do Estado. Se não, vão nos empurrar atrações indesejadas. Quem não se lembra do, vaiado, “Dino Baía”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário