sexta-feira, 8 de março de 2013

BUROCRACIA



Uma das definições formais de burocracia é “administração com excesso de formalidades”.

Contudo, na nossa realidade, burocracia ganhou o sentido de governo lento, devagar, ineficaz.

Pois bem, a prefeitura atual, principalmente a secretaria de administração, representada pela gerência de administração tributária (mais conhecida como tributação) está dando uma aula de burocracia.

Há poucos dias uma empresária solicitou um Alvará de abertura de empresa e esperou quase 15 dias para obter esse documento.

A razão, para tanta demora, segundo a empresária, foi que na tributação, nem mesmo o gerente, assina nada; pois só quem assina (seja qual for o documento) é o secretário de administração (Sr. Juarez Gusmão).

Portanto, um documento que ficava pronto, no máximo, em 48 horas, agora, passa 15 dias.  

Até na prefeitura do Recife, cuja demanda é infinitamente superior a de Paudalho, esse documento sai mais rápido.

Cansada de tanto esperar, foi preciso que essa empresária (é bom que se diga: pretende criar emprego em Paudalho), após várias idas e vindas à gerência de tributação, fosse à prefeitura, “batesse o pé”, ameaçasse desistir de abrir a empresa em Paudalho, chegando até a perguntar quem era o prefeito da Cidade, Pereira ou Juarez?

Só depois de tudo isso, finalmente, seu Alvará saiu. Ufa! Disse ela.

Mas precisava de toda essa burocracia? E se outros empresários tiverem que passar por  isso para abrir empresas em Paudalho, será que vão aguentar tudo isso?

E quem perderá?

Atenção, prefeito! Pois precisamos de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário