quinta-feira, 28 de março de 2013

PAIXÃO E RESSUREIÇÃO





            Certo dia, em um de seus formidáveis comentários, o mestre Ariano Suassuna falou que não tinha como não acreditar que Jesus realmente existiu, pois, para ele (Ariano), se Dostoiéviski (considerado um dos maiores escritores do mundo) não foi capaz de criar um personagem como Jesus; pescadores é que não seriam capaz de criá-lo.

            Claro, podemos dizer que essa é uma lógica de Ariano, para dizer que Jesus Cristo realmente existiu.

            Mas o fato é que, nessa semana, celebramos a vida e a vida (e não a morte) daquele que foi o maior o homem a pisar na face da terra.

            Aquele que não apenas falou, mas viveu, com todas as dores, o amor.

            Que provou a inexistência da morte.

            E nos ensinou o caminho.

            Contudo, mas de 2.000 anos depois, será que o seguimos, verdadeiramente?

            Tantos foram os ensinamentos...

            Enfim, nesta época, para reflexão, sugerimos: o Sermão da Montanha e a parábola do bom Samaritano.

            BOA PÁSCOA! 

quarta-feira, 27 de março de 2013

ZÉ DINDA: CONDENADO!





A Juíza de Paudalho, Dra. Maria Betânia Martins, condenou, nesse mês, o vereador Zé Dinda a 2 anos de reclusão.

A condenação se deu no processo de número 26-62.2010.8..17.1080.

Isto porque Zé Dinda foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.

Por não ter antecedentes criminais, a pena de reclusão foi trocada por prestação de serviços à comunidade. E, por isso, Zé Dinda prestará serviços na Academia de Polícia Militar de Paudalho, durante 1 ano 11 meses e 29 dias. Além de ter de pagar multa.


Fica noticiado!

terça-feira, 26 de março de 2013

SAÚDE ZERO




Parece piada, mas é a mais pura e triste realidade.

PAUDALHO NÃO TEM SAÚDE!

Não, eu não estou falando de saúde de qualidade, não. Falo de um degrau antes. Estou me referindo à saúde básica, mesmo.

Porque, para falar de saúde de qualidade, primeiro, há que se ter saúde. E, nem isso, os paudalhenses têm.

Se você, paudalhense, não tiver condições de pagar um plano de saúde, reze (ore) para não adoecer (ou sentir algo grave), pois se precisar ser atendido por alguma unidade médica, em Paudalho, você, lamentavelmente, sofrerá!

Ir para onde? Para Unidade Mista? Não, está fechada! Desde o início dessa gestão. (É bem verdade que a gestão anterior também fechou, mas, percebendo o erro, ainda durante a campanha eleitoral, reabriu).

Para o Hospital Geral? Atendimento gratuito? Só em sonho! Quem já foi atendido lá, sabe das cobranças das velhas e vergonhosas “taxinhas”.

E o pior, Paudalho recebe, todos os dias 10, 20 e 30 de cada mês, dinheiro para prestar serviços de saúde aos paudalhenses.

Quer saber mais: Recentemente os vereadores Sérgio Dias, Milton José, Valquíria e Neo Amorim visitaram alguns postos de saúde e postaram fotos, no “facebook”, denunciando a falta de cuidado e de remédios.

Ora, onde vamos parar com isso?

Será que o Ministério Público não está vendo? E o Governador?

Até quando a Prefeitura vai fazer de conta que está cuidando da saúde dos paudalhenses?

segunda-feira, 25 de março de 2013

TRÂNSITO: RODÍZIO DE PLACAS




É certo que a via principal de Paudalho, principalmente nos horários de pico, vira um caos.

Esse problema já foi abordado pelo blog, mas os prefeitos se fazem de surdos e se omitem. Enquanto nós, o povo, sofremos.

Há pouco, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta o Recife como o 3o pior trânsito entre as capitais brasileira. O Rio de Janeiro foi o 2o e São Paulo, o 1o.

O tempo médio que as pessoas perdem no trânsito em Recife, quando saem de casa para o trabalho é de 35 minutos.

Recife tem 1.537.704 habitantes e 610.761 veículos (segundo o DETRAN); isto dá quase um carro para cada dois habitantes. É um exagero!

Nós, paudalhenses, quando vamos à Capital, frequentemente, começamos a sentir  esse drama na BR232, já nas imediações do Atacado dos Presentes.

Esse problema tem várias causas e uma das principais é a omissão de vários governos (municipal e estadual, principalmente) que não enfrentaram essa questão de frente.

Todavia, o atual prefeito, por meio do secretário de mobilidade, João Braga promete várias ações, entre elas, o rodízio de placas. Ou seja, em dias pares só poderão transitar em Recife os carros, cuja placa terminar em número par e, da mesma forma, com os ímpares.

Então, preparem-se para as polêmicas.

Mas de algo, nós temos certeza. Do jeito que está, não dá para ficar.

sábado, 23 de março de 2013

DILMA NÃO VEM!



Dilma cancela ida a São Lourenço da Mata e Paudalho.

O anúncio do cancelamento da visita foi feito pelo cerimonial da Presidência e ocorre um dia depois de interlocutores de Eduardo Campos afirmarem que um almoço na casa do governador seria oferecido a Dilma.

A agenda da presidente Dilma Rousseff (PT) em São Lourenço da Mata, marcada para a tarde desta segunda-feira (25) acaba de ser cancelada. O cerimonial da presidência entrou em contato com o Palácio do Campo das Princesas para informar que Dilma Rousseff cumprirá apenas o compromisso marcado no município de Serra Talhada, administrado pelo prefeito correligionário, Luciano Duque.

O cancelamento do compromisso ocorre um dia depois de interlocutores do governador-presidenciável Eduardo Campos afirmarem que um almoço havia sido oferecido na residência de Campos - no bairro de Dois Irmãos - para a presidente.

De acordo com os precursores que estão trabalhando na montagem da estrutura na cidade sertaneja, o horário para a atividade, 10h30 está mantido. Cerca de dez mil pessoas estão sendo esperadas no pátio do Parque de Exposições de Serra Talhada.

 A última vinda da petista ocorreu em fevereiro do ano passado, há mais um ano, quando vistoriou obras da transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. Esta será a quarta visita de Dilma ao Estado desde que assumiu o Palácio do Planalto e a primeira após as eleições municipais, nas quais PT e PSB romperam alianças em várias cidades, como no Recife, onde Eduardo elegeu Geraldo Julio (PSB) prefeito, e Fortaleza, onde o candidato Elmano de Freitas (PT) foi derrota pelo socialista Roberto Cláudio, escolhido do governador Cid Gomes.

O cenário que aguarda a presidente Dilma Rousseff (PT) quando ela desembarcar em solo pernambucano, na próxima segunda-feira (25), promete ser a síntese do constrangimento. De um lado, um potencial adversário na sucessão e uma relação trôpega com o aliado PSB. De outro, um partido dizimado, recém-saído de uma derrota eleitoral histórica e pautado, seis meses após a eleição, por divergências internas sem fim.
Fonte: Jornal do Commercio.

sexta-feira, 22 de março de 2013

A APROVAÇÃO DE DILMA



É cedo para se fazer previsões acerca da reeleição, ou não, da presidente Dilma. Porém, os números relativos à aprovação do seu governo tem tirado o sono de seus adversários.

Em recentíssima pesquisa do IBOPE, o governo de Dilma tem aprovação de 85%, enquanto que a avaliação pessoal, da presidente, conta com 63% de aprovação.

Realmente, a presidente deve estar feliz da vida.

Mas como explicar esses números, se o Brasil, no ano passado, não cresceu nem 1%, (com o chamado Pibinho)?

Talvez seja o fato do brasileiro ainda não estar ligando a alta do feijão, do tomate, da carne, etc, ao baixo crescimento do país e à fraca política econômica do governo.

Sabiamente,  na semana passada, Dilma divulgou, pessoalmente, em cadeia nacional de televisão e rádio que estava diminuindo os impostos sobre os produtos da cesta básica.

E aí, sim, o povo assiste à TV e ouve pelo rádio a própria presidente dá uma boa notícia.

Aliás, já perceberam que Dilma só vai aos veículos de comunicação para dar boas notícias?

Se isso não é o principal fator da manutenção desses altos índices de aprovação da presidente; certamente contribui bastante a seu favor. Sem esquecer que, desde Lula, passando por Dilma, o Governo Federal gasta milhões em propaganda.

Enquanto os adversários tremem nas bases.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CAI MAIS UM SECRETÁRIO


 
 

Dessa vez, foi Aline Pereira (sobrinha do prefeito), hoje, ex-secretária de assistência social.

Oficialmente, ainda não se sabe quais foram as razões que levaram o prefeito a exonerar a sua sobrinha.

Porém, em “off”, comenta-se que a ex-secretária estaria decepcionando no trato com seus auxiliares e, principalmente, com a população.

O fato é que, com a saída dessa secretária, completa-se três secretários exonerados; pois os dois anteriores foram Eduardo Freitas (cultura) e Lúcia Freitas (educação).

Contudo, é bom ressaltar a diferença, enquanto Aline Pereira foi exonerada, Eduardo e Lúcia Freitas entregaram seus respectivos cargos.

Se continuar desse jeito, o governo de Pereira certamente entrará para o “Guinness Book” (o livro dos recordes), pois, em menos de 3 meses de gestão, são 3 secretários que já saíram.

E o que isso demonstra: Falta de planejamento! No mínimo. Porque, se com secretários (que é um cargo de extrema importância) está dessa forma (entra e sai); imaginem com as outras questões?

Tomara que tais indicativos não nos levem a 04 anos de um governo desastroso. Paudalho não merece isso!

 

quarta-feira, 20 de março de 2013

PAIXÃO...




...Nota de repúdio!

Ontem ouvimos, na rádio Carpina FM o ex-secretário de cultura e produtor cultural, João Batista, que deu suas explicações sobre o porquê, desse ano, não ocorrer a Paixão do Monte da Fé.

Que é um evento cultural de extrema relevância e se tornou o 3o maior,  em termo de público, no Estado; tudo isto já sabemos. E é motivo de orgulho paudalhense.

Contudo, João Batista explicou a verdadeira razão da perda que teremos esse ano: Falta de apoio!

Ouçam bem: Falta de apoio! Isso quer dizer, inexistência de aporte financeiro.

Disse João Batista que, no ano passado, em conversa pessoal com o Governador Eduardo Campos, este garantiu que o Estado repassaria R$ 100.000,00 para o evento. Sendo assim, a Paixão aconteceu e até hoje o dinheiro não chegou, deixando, com isso, o produtor endividado.

Porém, João Batista não culpa o Governador por essa situação, mas sim, o secretário estadual de cultura e a direção da Fundarpe, que, mesmo com a determinação de Eduardo Campos, eles não deram a devida atenção que Paudalho merece.

E como perguntar não ofende: 1) A prefeitura de Paudalho não deve apoiar? 2) Cadê Chico Correa, ex-secretário de governo de Pereira e que mora em Paudalho, e é assessor do Gabinete do Governador? 3) E o Deputado Estadual Aluísio Lessa,  que teve mais de dois mil votos em Paudalho, não ajuda em nada?

Irmãos paudalhenses, memorizemos os nomes, hoje, daqueles que devem, mas nos viram as costas.

E repudiemos, todos nós, veementemente, mais este atentado contra a nossa cultura.